Mozilla quer promover games para browsers

Portal Terra

S O PAULO - A Fundação Mozilla, criadora do Firefox, está procurando maneiras de incentivar o surgimento de novos jogos para browsers, ao convencer seus desenvolvedores a apostar no poder do HTML5 e de outras tecnologias web abertas.

Ontem, os laboratórios Mozilla lançaram uma nova divisão, o Mozilla Labs Gaming, para "providenciar à comunidade de desenvolvedores de jogos a plataforma e as ferramentas que precisarem para criar games inovadores para a web aberta", diz seu blog.

O projeto tem como objetivo encorajar os desenvolvedores a aprimorar tecnologias como padrões de vídeo e áudio abertos, geolocalização, multitouch e criar ferramentas javascript mais rápidas.

Além disso, a Fundação Mozilla está lançando o Game On 2010, uma competição de games internacional para desenvolvedores, que começará no final de setembro e desafiará os competidores a criar games para browsers a partir de tecnologias web abertas. O prêmio ainda não foi divulgado.

Essa iniciativa faz lembrar as ações da Google, que em maio anunciou a loja de aplicativos HTML5 Chrome Web Store, também incentivando o uso da linguagem para criar games para navegadores. O site ainda lembra que a empresa já trabalha em um novo projeto, o Google Games, em conjunto com a Zynga, criadora do FarmVille, Mafia Wars e outros jogos sociais.