Estudantes da UnB desenvolvem robôs para a Nasa

Portal Terra

S O PAULO - Dois estudantes da UnB (Universidade de Brasília) vão participar de uma parceria do governo federal com a Nasa, Agência Espacial Americana. Flávio Dias e Diego Viot, ambos de 23 anos, são estudantes da Faculdade de Tecnologia da universidade.

Eles fizeram parte da criação de dois projetos de robôs que devem participar da exploração do espaço no futuro. Um dos robôs se chama Moondog (cachorro da lua, em inglês), e serve para coleta de amostras de água e solo em ambientes nos quais não é possível viver. O objetivo é criar um modelo que se adapte às condições da lua. Flávio ajudou na criação do sistema de tração do robô. Já Diego colaborou no sistema de satélite que controla o Moondog.

O outro projeto consiste na criação de um programa chamado Large, para o Centro de Voos Espacias Goddard, da Nasa. O programa busca o desenvolvimento de robôs capazes de explorar ambientes de difícil acesso.

É a primeira vez que o programa da Nasa Engineering Boot Camp tem a participação de brasileiros. Além dos dois alunos da UNB, outros dois participaram, um do Rio de Janeiro e outro de Minas Gerais. Foram 50 estudantes de diversos países que tiveram a oportunidade. Todos passaram 30 dias nos Estados Unidos.