Congresso de Dermatologia foca tratamento com procedimentos invasivos

JB Online

RIO DE JANEIRO - O 65º Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia reuniu cerca de cinco mil congressistas durante o feriado prolongado, entre os dias 4 e 7 de setembro, no Riocentro. O evento contou com os 20 melhores dermatologistas do mundo e mais 400 palestrantes brasileiros apresentando novas formas de tratamento e o que há de mais novo na área da dermatologia. Foram apresentadas novidades sobre fotoproteção, câncer de pele, rejuvenescimento, psoríase, laser, herpes entre outros.

De acordo com a palestra do médico Sérgio Schalka, o ideal para uma boa fotoproteção é usar uma xícara de filtro solar em todo o corpo, deixando uma camada espessa. Caso seja utilizada uma pequena quantidade de filtro acontece de proteger somente os picos e não os vales, ou seja, as entranhas da pele. Ele sugeriu o uso de roupas de poliéster e de trama mais fechada, principalmente de cor escura e seca, para uma maior proteção. A roupa molhada perde a proteção. Foi abordado também, o lançamento do sunguard substância tipo um sabão em pó para dar proteção solar às roupas. Mas infelizmente, ainda não temos previsão da chegada desse produto no Brasil.

Já o Dr. Marcos Ardigo, da Itália palestrou sobre a técnica do exame microscópico confocal, que está revolucionando o diagnóstico e a prevenção de doenças de câncer de pele, lupus, acne, vitiligo, eczema, através da análise da pele do paciente, sem fazer um corte si quer. Está previsto para ano que vem a chegada do microscópio no Brasil.

Outra palestrante que esteve presente foi a notável americana Jean Bolognia, que trabalha no Hospital Universitário de Yale, e é especialista em câncer de pele. Ela abordou as novas terapias sistêmicas para o melanoma, e como isso pode melhorar a sobrevida dos pacientes já com metástase.

A palestrante americana Zoe Draelos, considerada a melhor medica dos EUA destacou a aplicação de botox para o tratamento de hiperhidrose. O método dura em torno de 1 a 2 anos, tornando-se um alivio para quem sofre de sudorese - suor excessivo. Foram apresentadas dicas de aplicação do desodorante para redução do suor - o desodorante spray deve ser aplicado com as mãos massageando a axila para poder penetrar melhor. Outra dica interessante é usar o desodorante duas vezes ao dia, principalmente à noite, quando o indivíduo for dormir.

Na área da beleza, a Drª. Márcia Linhares, coordenadora dos cursos práticos, destacou alguns procedimentos feitos com demonstração em pacientes. A médica aposta no novo equipamento o ultra shape plus. Ultra som focado com uma radiofreqüência bipolar que potencializa a ação da diminuição e destruição das células de gordura atingindo em três níveis de profundidade 07mm/ 1,1mm / 1,5 mm. Ao destruir a gordura ela vai entrar no metabolismo natural do organismo para ser absorvida e logo destruída, declara a médica. Esse equipamento esteve disponível no congresso para manuseio e tem a previsão de chegar ao Brasil no final do ano.

Outra novidade é a versão mais atualizada do laser Accent XL Ultra que combina a consagrada tecnologia de Radiofreqüência com o exclusivo Ultrassom de Shear Waves, o que torna o tratamento do combate à gordura localizada, celulite e flacidez ainda mais eficaz. Vale ressaltar que o procedimento não é invasivo, tornando-o bastante seguro para os pacientes e permitindo que os mesmos retornem às suas atividades diárias imediatamente após cada sessão de tratamento. A primeira parte do tratamento utiliza o Ultrassom, que destrói as células de gordura de maneira seletiva graças à exclusiva tecnologia Shear Waves, sem causar danos aos demais tecidos. Finalizada a aplicação de Ultrassom, inicia-se o tratamento com a Radiofreqüência, em que é recomendada a utilização da ponteira UniForm, objetivando acelerar o metabolismo, realizar a drenagem linfática e estimular a produção de colágeno.

Além desses, foi apresentado também o laser reaction para gordura e flacidez radiofreqüência acoplada com ultra vermelho para atuar na gordura localizada mais princ