Arábia mantém mensagens do BlackBerry e negocia marco regulatório

Agência AFP

RIAD - O regulador saudita de telecomunicações anunciou nesta terça-feira que mantém o serviço de mensagens do BlackBerry e o prosseguimento das negociações com as operadoras para encontrar um meio de controlar os dados do telefone multimídia, informou a agência oficial SPA.

"Em vista dos progressos realizados pelas operadoras sobre os critérios regulatórios, decidimos que as autoridades continuam concedendo o serviço de mensagens do BlackBerry", afirma a Comissão de Tecnologia de Comunicações e Informação (CITC) em um comunicado.

O organismo completa que "avaliará e revisará a situação de acordo com os acontecimentos e tomará as medidas necessárias", dando a entender que pode decidir por uma suspensão do serviço SMS do BlackBerry se considerar que a regulamentação não está sendo respeitada.

O anúncio foi feito um dia depois do fim do prazo de 48 horas que a CITC havia dado às operadoras, que negociam com o fabricante canadense do BlackBerry, Research In Motion (RIM), para conseguir manter o serviço e, ao mesmo tempo, permitir às autoridades sauditas vigiar seu conteúdo.