Estudo: homens de olhos castanhos parecem mais dominadores

Portal Terra

DA REDAÇÃO - Uma pesquisa realizada na República Tcheca indica que as pessoas costumam ver homens de olhos castanhos como mais dominadores que aqueles com a íris azul. Contudo, os pesquisadores afirmam que essa impressão não é causada diretamente pela cor dos olhos, mas sim por outros fatores que são comuns a esses homens. As informações são do Live Science.

Os pesquisadores pediram a um grupo de 62 participantes que olhassem para fotografias de 80 faces (40 homens e 40 mulheres) e dessem notas conforme a impressão de dominação que os rostos lhe passavam. Digitalmente, os pesquisadores trocaram as cores dos olhos das faces (aqueles que tinham olhos castanhos ficavam com azuis e vice-versa). Outro grupo de participantes também deu notas, mas apenas às imagens alteradas.

Os resultados foram os mesmos nos dois grupos: os homens de olhos castanhos acabaram com uma nota maior de "dominação", mesmo quando receberam, digitalmente, olhos claros. Segundo o pesquisador Karel Kleisner, da Universidade Charles, de Praga, essa impressão pode ser efeito do formato do rosto de homens de olhos castanhos que, em geral, têm o queixo e a boca maiores, o nariz mais largo, os olhos mais separados e sobrancelhas mais grossas que homens de olhos azuis.

Segundo a reportagem, os pesquisadores acreditam que olhos azuis não existiam até uma época entre 6 mil e 10 mil anos atrás, quando surgiu uma mutação genética que reduziu a produção de melanina na íris. Antes disso, todos tinham olhos castanhos. Existem hoje muitos genes que podem influenciar a cor dos olhos. Os pesquisadores afirmam que uma hipótese é que os mesmos genes que definem a cor da íris têm outros efeitos no corpo, ou têm relação com outros genes que causam esses efeitos como, por exemplo, a produção de testosterona.

Outra possibilidade levantada pelos cientistas é a de que crianças podem ser tratadas de formas diferentes conforme a cor dos olhos. "É possível que sujeitos com olhos azuis sejam tratados (como crianças pequenas) por mais tempo que crianças de olhos castanhos", diz Kleiner no artigo publicado no jornal Personality and Individual Differences. Estudos anteriores já indicaram que crianças de olhos azuis em idade pré-escolar são mais inibidas que aquelas de olhos castanhos, apesar de que essa diferença costuma desaparecer em alguns anos.

Ainda de acordo com a reportagem, os pesquisadores tentam descobrir como a cor dos olhos e o formato do rosto podem influenciar na escolha sexual feminina - os cientistas acreditam que mulheres tendem a escolher como parceiros sexuais homens que pareçam dominantes, mas aqueles que passam uma impressão menos dominadora são escolhidos como parceiros de longa duração. Por outro lado, homens que estão no meio do caminho (não parecem nem muito, nem pouco dominadores) estariam "fora do jogo".