Olimpíada da Língua Portuguesa recebe inscrições até segunda

Portal Terra

DA REDAÇÃO - Até o dia 7 de junho, segunda-feira, professores e alunos de todo o Brasil podem se inscrever na Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. O programa é realizado pelo Ministério da Educação e pela Fundação Itaú Social para ampliar a capacidade de leitura e escrita entre alunos de diferentes níveis de escolaridade e contribuir para o aperfeiçoamento didático.

Para participar da Olimpíada, a rede de ensino precisa fazer sua inscrição nos sites do Ministério da Educação, da Fundação Itaú Social, do Cempec ou da Olimpíada. Após a adesão da rede, os professores podem se inscrever nos mesmos sites indicados. No caso das escolas municipais, o secretário municipal de Educação deve fazer a adesão. Já as estaduais precisam que o secretário estadual de Educação efetive a inscrição.

Os estudantes e docentes de 5º e 6º anos podem participar no gênero Poema, os de 7º e 8º anos no gênero Memórias e os de 2º e 3º anos do Ensino Médio com o gênero Artigo de Opinião. Neste ano, a novidade foi o gênero Crônica, destinado aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio.

As escolas públicas participantes receberão a Coleção da Olimpíada, material de apoio no ensino de diferentes gêneros textuais para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Os professores inscritos ganharão o almanaque Na ponta do Lápis, com orientações metodológicas para o ensino de leitura e escrita, entrevistas e dicas.

Prêmios

Os 500 alunos e professores semifinalistas serão premiados com medalhas de bronze e coleção de livros. Os 152 finalistas receberão medalhas de prata e aparelhos microsystem, e suas respectivas escolas receberão uma placa de homenagem.

Aos 20 vencedores da etapa nacional serão entregues medalhas de ouro, computadores e impressoras. As escolas nas quais estudam os 20 selecionados serão contempladas com laboratórios de informática, compostos por dez microcomputadores e uma impressora, além de livros para a biblioteca. Comissões julgadoras específicas serão formadas para cada etapa.