Alimentação saudável ajuda a aumentar a libido

Octavio Azeredo, Jornal do Brasil

RIO DE JANEIRO - Proveniente do latim, a palavra libido pode ser definida como desejo ou anseio e é caracterizada como a energia aproveitável para os instintos de vida. O que muita gente não sabe é que nem sempre a baixa da libido indica um problema de saúde. Um desequilíbrio na alimentação ou na produção de neurotransmissores pode ser a causa dessa baixa, e a pessoa fica preocupada sem muito motivo.

Para alguém que sente o desejo sexual diminuir, o primeiro passo é procurar um médico. Algumas doenças como diabetes, hipertensão arterial, obesidade e endometriose, além de fatores como estresse, ansiedade, autoestima baixa e insegurança interferem na libido. Porém, se não houver nenhuma patologia associada, vale a pena investigar possíveis desequilíbrios nutricionais.

Má alimentação pode gerar uma produção baixa de alguns neurotransmissores relacionados ao bem-estar e prazer, e as alterações desta química cerebral podem prejudicar o desempenho sexual e a fertilidade.

Para sentir desejo sexual, é necessário ter boas concentrações do neurotransmissor serotonina. O que muita gente não imagina é que o famoso estresse do dia a dia, o uso de anticoncepcionais e alguns antidepressivos podem diminuir a produção da serotonina. O aminoácido triptofano é o precursor da serotonina, e pode ser encontrado em diversos alimentos, como explica Flávia Morais, nutricionista da rede Mundo Verde.

Alimentos como banana, quinua, arroz integral, soja, feijão, lentilha, ervilha, castanhas, nozes, morango, laranja, tâmara, chocolate amargo e ovos são ricos deste aminoácido. Portanto, é recomendável que todos os incluam em seu cardápio diário.

É também importante lembrar que a conversão do triptofano em serotonina depende de alguns nutrientes: como a vitamina B6, encontrada no levedo de cerveja, no gérmen de trigo, em cereais integrais, leguminosas, batata, banana e aveia; a vitamina B12, presente em peixes, aves, carnes vermelhas, ovos, leite e derivados; o ácido fólico, que está em vegetais de folhas verdes escuras, também no levedo de cerveja, além de brócolis, suco de laranja, repolho, couve-flor, gérmen de trigo, cereais e pães integrais; e o magnésio, também encontrado nos vegetais folhosos escuros, banana, cereais integrais, nozes, castanhas, peixes. Incluir os alimentos fontes desses nutrientes é fundamental para a produção de serotonina.

Outro neurotransmissor relacionado com a libido é a noradrenalina, produzida a partir de dopamina relacionada ao prazer. A falta de ambos está relacionada diretamente à diminuição do desejo sexual. O aminoácido tirosina é o responsável pela produção de dopamina, e, para estimulá-la, devemos consumir alimentos fontes da tirosina, como: leguminosas, nozes e castanhas, tofu, cereais integrais, leite e iogurte desnatados e, ainda se possível, incluir a ingestão moderada de café.

Segundo Flávia Morais, o zinco também é de grande importância, por promover a modulação dos níveis do hormônio testosterona e da produção de sêmen.

Sua deficiência leva à falha na ovulação e na diminuição do desejo sexual, em mulheres, e nos homens pode causar impotência sexual. Os principais alimentos fornecedores de zinco são feijões, lentilhas, nozes, castanhas, sementes de abóbora, cereais integrais e chocolate amargo. A vitamina E, encontrada principalmente no gérmen de trigo e nos óleos vegetais, também participa da produção de hormônios sexuais, estando relacionada ao aumento da libido e do apetite sexual.

Um mal chamado gordura

Alguns alimentos devem ser evitados, pois exercem ação adversa sobre desejo sexual. Frituras, alimentos gordurosos, doces e carnes, devido ao alto teor de gordura, dificultam a digestão e impedem a circulação adequada de sangue. Bebidas alcoólicas em excesso também são prejudiciais. Todos podem causar impotência sexual.

Com uma alimentação adequada, é possível consumir todos os nutrientes importantes não só para um bom desempenho sexual mas para uma vida saudável em todos os aspectos, o que influenciará positivamente para a boa saúde da sua libido.