Ministério recomenda que vacinação contra gripe siga no sábado

Portal Terra

BRASÍLIA - De acordo com recomendação do Ministério da Saúde, os postos de vacinação do País devem ficar abertos no sábado ( 24) para a aplicação da vacina contra a gripe suína (H1N1). Em alguns Estados, também deve ser realizada a vacinação contra gripe comum, segundo informações divulgadas pela pasta nesta quinta-feira.

Idosos com doenças crônicas, gestantes, crianças de 6 meses a menores de 2 anos, doentes crônicos e jovens saudáveis de 20 a 29 anos são o público alvo da convocação. Para a vacinação contra gripe comum, começa a mobilização nos Estados das regiões Norte e Sul para pessoas com mais de 60 anos.

A decisão foi tomada em conjunto com os conselhos de secretários de saúde estaduais e municipais. Cada cidade e Estado ficará responsável pela abertura e operacionalização das respectivas unidades.

"O sábado será uma ótima oportunidade para que aqueles que têm indicação e ainda não fizeram por falta de tempo possam ir ao posto se proteger contra a gripe. Para os idosos das regiões Norte e Sul, é fundamental que se imunizem contra a gripe comum e evitem complicações durante o inverno", afirmou o ministro da Saúde, José Gomes Temporão.