Paralisada versão de jogo 'Star Trek Online' para console

Portal Terra

SÃO PAULO - A produtora Cryptic Games confirmou a paralisação do desenvolvimento da versão do jogo Star Trek Online (STO) para a plataforma Xbox 360 (X360), da Microsoft.

STO estreou em fevereiro de 2010.

O título é feito para a plataforma PC. Quem assina é a produtora Cryptic Studios, da cidade de Los Gatos, Estados Unidos.

Craig Zinkievich, produtor executivo, disse que STO "está no mesmo barco que a versão para consoles de Champions Online", outro jogo online cuja versão para X360 está com o desenvolvimento paralizado.

Zinkievich revelou que os motivos da parada não são técnicos, mas sim financeiros. "É algo que podemos fazer funcionar em termos de tecnologia, colocar STO rodando no console. Mas é um pouco difícil finalizar do ponto de vista dos negócios. Então, assim como Champions Online, a versão de STO para console fica no forno", explicou.

O site Kotaku suspeita que os motivos da suspensão do desenvolvimento tenham sido as diferenças entre os modelos de negócio dos produtores e da rede Xbox Live (XBL), que não permite cobrança de mensalidades adicionais para a realização de partidas online. Ou seja, uma vez que a pessoa seja assinante da XBL, ela pode experimentar partidas online de qualquer título adquirido, sem pagar para acessar algum jogo específico.

Jogo

Star Trek Online (STO) é inspirado na série de televisão (adaptada para o cinema) -- também chamada Jornada nas Estrelas -- criada por Gene Roddenberry.

STO (2010) é um jogo massivo e online, ou seja, em que milhares de pessoas jogam simultaneamente em ambiente online. O gênero também é conhecido como MMO (sigla para "massive multiplayer online").

A história rola no ano de 2409 que, segundo nota, "equivale ao futuro da série". Aliás, a aventura acontece 30 anos depois dos eventos vistos no longa-metragem Star Trek Nemesis (2002), época em que a Federação e o Império Klingon não são mais aliados.

O ator americano Leonard Nimoy, que interpretou o legendário personagem Spock na série de televisão e nos antigos filmes Star Trek, participa como narrador e empresta sua voz durante a introdução e em momentos importantes da história.

Você interpreta um reles viajante do espaço que, conforme vai se desenvolvendo, pode adquirir espaçonaves e equipamentos mais avançados, e recrutar tripulantes. As explorações podem ocorrer tanto em planetas quanto no espaço, e os combates priorizam a estratégia e o uso inteligente de seus recursos.

Star Trek Online (produção: Cryptic Studios | publicação: Atari), PC.

Estreia:

América, fevereiro de 2010

Ásia, fevereiro de 2010

Europa, fevereiro de 2010

Oceania, fevereiro de 2010