FaveladoGame é versão brasileira do polêmico Mendigogame

Portal Terra

SÃO PAULO - O controverso jogo Mendigogame, que permite aos participantes se tornarem sem-teto virtuais, ganhou uma versão brasileira, o FaveladoGame, inspirada nas ruas do Rio de Janeiro.

Com a nova versão, o internauta brasileiro pode ficar bêbado, cometer crimes e formar gangues nas ruas dos 75 bairros da cidade, com o objetivo de serem donos do estádio de futebol Maracanã.

Como em Mendigogame, o jogador precisa fazer com que o seu alter ego virtual, um sem-teto, suba na escala social, devendo lutar com outros mendigos, coletar garrafas de vidro e percorrer favelas diferentes, entre outras atividades.

O formato inicial do jogo, o "Pennergame", nasceu há três anos pelas mãos dos dois jovens alemães Niels Wildung e Follert Marius, e tinha Hamburgo como locação. Em seguida, foram criadas versões em Paris, Londres, Varsóvia, Madri, Istambul e Rio de Janeiro.

Após as duras críticas que o jogo recebe por parte de políticos e instituições não governamentais em países como Espanha, França e Alemanha, seus criadores estão curiosos para saber qual será a reação da opinião pública brasileira ao FaveladoGame, de acordo com um comunicado.

No ano passado, quando foi lançada a versão em espanhol, várias ONGs pediram a retirada do jogo online, tachando-o de "humilhante".

A Farbflut Entertainment, empresa que detém os direitos do game, pretende continuar com o FaveladoGame e com o sucesso Mendigogame, que também tem uma versão para a rede social Facebook, com o nome "StreetRivals".

"Nós sabemos que o jogo tem projeção internacional e que trata de uma realidade comum: ricos e pobres existem, em maior ou menor grau, em todos os países", disse Wildung.