Chefe do Google promete Chrome OS para o segundo semestre

Portal Terra

SÃO PAULO - Eric Schmidt, executivo-chefe do Google, declarou recentemente que o desenvolvimento do Google Chrome OS está planejado para ser o principal tema tecnológico no segundo semestre deste ano, quando deverá ser liberada uma versão oficial para usuários finais.

Will Drewry, engenheiro de segurança do Google, afirmou em sua palestra na RSA Conference 2010, que sua empresa planeja lançar uma versão empresarial do Google Chrome para 2011, que incluirá componentes administrativos que permitem facilitar a sua implantação ou instalação em larga escala. Drewry detalhou alguns aspectos de segurança que serão colocados em prática com o Chrome OS:

* Todos os produtos do Google para netbooks virão com TPM (Trusted Platform Module) instalado para oferecer segurança em armazenamento e autenticação, entre outros.

* Serão incluídas opções de atualização automática e uma "caixa de areia" para reduzir a exposição à malwares. A navegação segura advertirá sobre sites que contêm malware.

* Haverá um modo de desenvolvedor. Este modo fará com que se percam algumas funcionalidades de segurança, mas servirá para testar o código e implementar novas ideias.

Os usuários só precisam esperar uns poucos meses para saber se o Google Chrome OS será ou não um sistema operacional para trabalhar "na nuvem" capaz de concorrer com o Windows Azure e o Jolicloud.