Planetário vai promover Observação do Céu gratuita na Hora do Planeta

JB Online

RIO DE JANEIRO - A Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro vai realizar uma Observação do Céu gratuita para os cariocas curiosos pela Astronomia em paralelo ao evento mundial Hora do Planeta -desenvolvido pela Ong WWF (World Wildlife Foundation)-, que será realizado no dia 27 de março, sábado, a partir das 20h30, na Praça dos Telescópios, no Planetário da Gávea. A instituição também disponibilizará no site uma carta celeste para o reconhecimento dos astros que poderão ser vistos na noite do projeto.

Com cunho que difere do astronômico, o projeto Hora do Planeta (conhecido globalmente como Earth Hour) estimula à população mundial a desligar as luzes por uma hora com o objetivo de combater o aquecimento global. Mas, com a adesão dos moradores e do governo carioca, a redução na claridade provocada pela luz tornará o céu noturno mais nítido e favorável para a observação dos astros.

Se houver uma adesão em massa da população carioca será possível ver a Via Láctea do Rio de Janeiro, que por conta da iluminação noturna não conseguimos apreciar, além de poder ver astros mais populares com mais nitidez, como a constelação de Órion e o Cruzeiro do Sul afirma o astrônomo da Fundação Planetário, Alexandre Cherman.

Em 2009, a prefeitura do Rio desligou por uma hora as luzes do Cristo Redentor, do Pão de Açúcar e do Aterro do Flamengo, entre outras localidades, em prol do evento. Milhares de cariocas também aderiram à campanha, mas por causa do tempo nublado não foi possível realizar a observação do céu.

O que estimulamos também aos cariocas é comparar o céu em dois momentos distintos: com as luzes apagadas e acessas. Isto permitirá avaliar o quanto as luzes da cidade prejudicam a contemplação das estrelas diz Cherman.

Os interessados em participar do vento vão poder observar o céu através de telescópios do Planetário da Gávea a partidas das 20h30, com entrada gratuita. Os astrônomos da instituição irão acompanhar e tirar dúvidas dos visitantes. A carta celeste do dia 28 de março estará disponível no site da Fundação Planetário (www.rio.rj.gov.br/planetario).

A observação do céu depende das condições meteorológicas. Caso o tempo esteja nublado ou chuvoso, não será possível a realização da atividade.

O Planetário da Gávea fica na Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100, Gávea. Informações pelo telefone: 21- 2274-0046. Siga o Planetário também pelo twitter: www.twitter.com/planetariodorio.

(Com informações da Assessoria de Imprensa)