Cicloturistas lançam guia de viagem entre Paraty e Ouro Preto

JB Online

RIO DE JANEIRO - Os cicloturistas Antonio Olinto e Rafaela Asprino estão lançando um guia especial nos dois trajetos entre Paraty (RJ) e Ouro Preto (MG). A obra Guia de Ciclotursimo Estrada Real Caminho Velho (https://www.olinto.com.br/caminho_do_ouro/cicloturismo_caminho_do_ouro.htm) possui planilhas nos dois sentidos: Paraty Ouro Preto e Ouro Preto Paraty. Ele faz parte de um projeto maior que pretende oferecer vários guias associados para que o cicloturista possa viajar grandes distâncias pelo país.

Três eventos vão marcar o lançamento da obra, feita em mão dupla. Nesta terça-feira (23), os autores estarão no Projeto Grael, em Niterói, para uma palestra às 19h. A entrada é 1kg de alimento não-perecível. Rio e São Paulo também terão evento especial para marcar o nascimento do guia, nos dias 24 e 27, respectivamente. Em todos os lançamentos, haverá exibição de DVD e roda para debates entre os participantes.

O Guia de Cicloturismo Estrada Real, Caminho Velho, traz histórias, detalhes, dicas, opções de roteiro, informações arquitetônicas, etc, sobre esse trajeto que cruza três estados brasileiros: Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Com as planilhas do Guia nas mãos, o cicloturista tem a possibilidade de fazer o roteiro no sentido que desejar: Paraty - Ouro Preto ou Ouro Preto - Paraty. Na 1a hipótese, ele seguirá os caminhos dos desbravadores paulistas, que partiram para o interior do Brasil atrás de riquezas. Na 2a possibilidade, ele percorrerá o caminho dos que voltavam, muitas vezes cheios de ouro, mas sem saúde. Alguns até morreram pelo caminho.

Segundo Olinto, o guia é diferente dos da Mantiqueira e do Caminho da Fé, pois versa sobre um caminho histórico. O cicloturista terá, ainda, a oportunidade de enfrentar os mesmos obstáculos dos primeiros desbravadores, pois as montanhas do caminho representam o que há de mais original no percurso.

Viajando de bicicleta pelo Caminho Velho da Estrada Real vemos um pouco de tudo. De asfalto plano e lisinho a duras subidas em terrenos adversos, grandes e movimentadas cidades e pequenas localidades esquecidas no tempo. Toda a beleza dos contrastes de um país continental com diversos tipos de vegetação: mata atlântica, florestas de araucárias, campos, cerrado , diz Olinto.

Além de diversas informações úteis aos viajantes, como locais de pouso, alimentação e oficinas, o Guia também informa dados históricos sobre o nascimento, crescimento e decadência do ciclo do ouro no país, além da influência deste ciclo na arquitetura das cidades interioranas. Uma aula de história e de arquitetura.

Confira os locais e datas do lançamento do guia de cicloturismo Estrada Real Caminho Velho.

NITERÓI

23 de março terça-feira - 19h - Projeto Grael

Av. Carlos Ermelindo Martins, 494 - Peixe Galo - Jurujuba - Niterói RJ

Tel (21) 2711 9875

www.projetograel.org.br

Entrada: 1 kg de alimento não perecível.

Confirmação de presença através do e-mail: [email protected]

Com o apoio do Clube Niteroiense de Montanhismo, Recicloteca, Transporte Ativo, Centro Excursionista Brasileiro, Projeto Grael e Viagem e Aventura (Loja de Inverno)

Lançamento do Guia de Cicloturismo Estrada Real - Caminho Velho

RIO DE JANEIRO

24 de março quarta-feira - 19h - Centro Excursionista Brasileiro

Rua Almirante Barroso, 2 - 8º andar - Centro - Rio de Janeiro RJ

Tel. (21) 2252 9844

www.ceb.org.br

Entrada franca, mas haverá também recebimento de alimentos não perecíveis.

Confirmação de presença através do e-mail: [email protected]

Com o apoio do Clube Niteroiense de Montanhismo, Recicloteca, Transporte Ativo, Centro Excursionista Brasileiro, Projeto Grael e Viagem e Aventura (Loja de Inverno)

Lançamento do Guia de Cicloturismo Estrada Real - Caminho Velho

SÃO PAULO

27 de março sábado 15h SESC Ipiranga

Rua Bom Pastor 822

Parceria com o Clube de Cicloturismo e Clube do Pedal

Entrada Franca

(Com informações da Assessoria de Imprensa)