PlayStation 3 apresenta grave defeito e trava aos milhares

Portal Terra

SÃO PAULO - Conforme reportagem do jornal espanhol El País, o sistema de jogos eletrônicos PlayStation 3 (console PS3), da Sony, está apresentando um grave defeito.

Em todo o mundo, sites de jogos eletrônicos relataram a mesma reclamação por parte de milhares de pessoas. Ao conectar-se à PlayStation Network (PSN), rede social da linha de sistemas PlayStation, o aparelho PS3 simplesmente para de funcionar.

O problema parece afetar somente os aparelhos fabricados antes de 2009, ou seja, deixando os proprietários do modelo PS3 Slim fora de risco.

O causador de todo o problema é o erro "8001050F", que desliga o aparelho e reinicia o calendário em 31 de dezembro de 1999 (nos PS3 dos Estados Unidos) ou 1º de janeiro de 2000 (nos PS3 da Ásia e da Europa).

Segundo o site itespresso, o erro fez com que muitos PS3 deixassem de funcionar e dados como troféus fossem completamente apagados.

Técnicos da fabricante Sony já estão trabalhando para eliminar todos os erros e restaurar o serviço.

- Enquanto isso, comentários de indignação e preocupação dos usuários estão enchendo a internet - escreve o El País.

O site Meristation relata várias falhas que vêm ocorrendo com os aparelhos PS3 e que, ao não permitir o acesso à rede social PSN, perdem-se itens e ferramentas como versão para demonstração, temas e conteúdos adicionais disponibilizados via PSN. Algumas telas de acesso do console adquirem visual bem diferente e simplesmente "não aparecem alguns jogos da coleção de troféus", afirma o site.

Conforme a Sony, eles estão conscientes de que "algumas pessoas" estão vivendo situações de problemas de conexão "ao tentar acessar a PlayStation Network".

Proprietários dos modelos PS3 Slim com discos rígidos de 120 ou 250 gigabytes (GB) parecem não ter sido afetados.

- Estamos trabalhando para restaurar o serviço em caráter de prioridade máxima e atualizaremos essas informações quando for necessário. Sentimos a inconveniência e agradecemos a compreensão e o apoio contínuo - diz a Sony em nota oficial.

Já segundo o site 01net, ficou impossível iniciar (mesmo offline) alguns títulos como Heavy Rain e Darksiders: Wrath of War. O relógio interno do console rejeita a data de março e bloqueia o aparelho.

- Para contornar o problema é preciso introduzir novos parâmetros ao relógio, afinal é ele (o relógio) que gerencia o programa do console - afirma o site 01net.