Internet é terceira fonte de informação para americanos

Agência AFP

NOVA YORK - A internet constitui a terceira fonte de informação dos americanos, atrás das redes de televisão locais e das nacionais, segundo uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira.

Os funcionários do Centro de pesquisas Pew pediram a 2.259 americanos adultos que indicassem quais meios de comunicação utilizavam para se informar. No total, 78% deles explicaram que assistiam uma rede de televisão local pelo menos uma vez por dia.

As redes nacionais, como CNN ou CBS, aparecem em segundo lugar, com 73%.

Finalmente, 61% deles indicaram que se informam pela internet. As pessoas interrogadas citam especialmente as páginas do Google News, AOL, CNN ou BBC como principais fontes de informação.

Um total de 50% dos entrevistados afirmaram que leem um jornal local e 17% um jornal nacional, como o New York Times ou o USA Today.

Já 92% asseguram combinar várias fontes (televisão, jornais, internet). Entre os que utilizam a internet, 21% consultam apenas um site, enquanto 57% recorrem entre dois a cinco sites.

A pesquisa foi realizada entre 28 de dezembro e 19 de janeiro e tem margem de erro de 2,3 pontos para mais ou para menos.