ASSINE
search button

Jornal do Brasil promoveu debate sobre as novas tecnologias

Compartilhar

Luiz Urjais, JB Online

RIO DE JANEIRO - O Jornal do Brasil promoveu nesta quinta-feira, com apoio do Sistema FIRJAN, a conferência: As novas profissões das Telecomunicações e da Telefonia Celular . O evento discutiu a importância de agregar à grade curricular o tema da convergência digital, e como o país necessita dar incentivo para a nova massa de profissionais, que investem em novas tecnologias.

Com mediação da editora do JB Online, Deborah Lannes, o evento contou com a presença do presidente da Riosoft, Benito Paret, do professor da UFF e consultor em Telecom, Heitor Quintella, e do professor titular de engenharia das telecomunicações da UFF, Wainer da Silveira e Silva. A questão da evolução tecnológica foi tratada como algo cada vez mais presente em qualquer ramo de atividade profissional.

Para o professor Wainer da Silveira, as profissões não mudaram desde o boom da tecnologia, mas sim, vem se adaptando a uma nova realidade. A internet trouxe inúmeras modificações na maneira de como as empresas podem prestar seus serviços. As atividades bancárias, por exemplo, já podem ser resolvidas pelo próprio computador. Algo que, há alguns anos atrás, seria impossível de se fazer , explica.

De acordo com o professor e consultor em Telecom, Heitor Quintella, as novas tecnologias estão presentes em qualquer realidade profissional. E a formação de um novo mercado de trabalho é conseqüência disso. O que falta em nosso país é a consolidação da figura do professor como um gestor de aprendizado. Ele deve atrair a atenção do seu alunado de forma dinâmica, dando atenção para as novas plataformas digitais que estão surgindo .

Segundo o presidente da Riosoft, Benito Paret, o problema é causar o interesse no aluno para que ele compreenda a importância da digitalização . O problema é que não há uma exploração das grades optativas, nas faculdades. Falta uma grade curricular que busque despertar uma quantidade de novos profissionais dispostos a se dedicar às novas máquinas, cada vez mais diferentes .

Ao final do debate, foi aberto um espaço de perguntas e respostas , para o público.