Nokia libera navegação por GPS nos celulares

Portal Terra

SÃO PAULO - A Nokia anunciou nesta quinta-feira, em uma conferência online, que vai tornar gratuito seu serviço de mapas Ovi Maps para navegação via GPS no celular. Desse modo, o recurso já pode ser baixado e ativado em dez modelos de telefone, incluindo sete disponíveis no Brasil.

Segundo a fabricante, a ideia é dobrar o mercado atual de navegação móvel no mundo. A nova versão do Ovi Mapas traz informações para navegação veicular e de pedestres para 74 países e 46 idiomas, com mapas detalhados de mais de 180 nações.

O movimento da Nokia segue uma iniciativa recente do Google, que também liberou o software de navegação para aparelhos com Android 2.0 no final de 2009.

Os aparelhos compatíveis com o Ovi Mapas à venda no Brasil são o 5800 Comes With Music e o 6710 Navigator. A Nokia diz que nas próximas semanas a lista passa a incluir o N97 também, com mais quatro aparelhos até o final de abril (5230, N97 mini, E72 e X6).

Todos os novos modelos Nokia com GPS terão o serviço gratuito. Quem tem algum dos celulares compatíveis com a atualização pode baixar o novo software em www.nokia.com.br/mapas.