Expansão de 'Heavy Rain' transforma jogador em assassino

Darius Roos, Portal Terra

DA REDAÇÃO - David Cage, diretor de Heavy Rain, informou que uma das histórias da expansão Chronicles (em português, Crônicas) permitirá que o jogador interprete o criminoso Origami Killer (em português, Assassino de Origami), vilão da história.

Em entrevista ao blog francês Gameblog, Cage novamente não se referiu ao título Heavy Rain como jogo. Preferiu chamar HR de "filme interativo", pois acredita que a produção é o um passo evolutivo para os videogames ou para os cinemas, os ambos, como já brincou.

O diretor do "jogo" falou sobre a Chronicles, expansão que conta, por meio de curtas-metragens, a origem de alguns dos personagens vistos ao longo da história principal. A expansão tem uma hora de duração.

"Ao longo de uma hora você vai descobrir as razões de sua obcessão assassina", contou Cage, ao falar sobre a história em que o jogador interpretará Origami Killer. A trama da fotógrafa Madison Paige explica porque ela passou a sofrer de insônia, entre outras coisas, e a crônica do detetive do FBI Norman Jayden mostra como ele adquiriu sua cicatriz e ficou viciado em remédios. O passado dos protagonistas Ethan Mars e Scott Shelby continua em segredo.

Conforme Jefferson Dong, diretor da Sony, essa expansão não altera a história. "Não serão revelados segredos que estraguem o enredo de Heavy Rain. Chronicles apresentará somente eventos anteriores, mostrará detalhes e como era a vida de cada protagonista antes de a história principal acontecer", disse em entrevista ao blog oficial do PlayStation, PS Blog.

Jogo

"Heavy Rain é sobre pessoas normais que se vêem em situações extraordinárias", diz o diretor David Cage, que não enxerga nem acredita que HR seja um jogo. Cage prefere a classificação de filme interativo, uma história que pode mudar conforme as ações dos jogadores. "Porque rompe a maioria dos paradigmas tradicionais e é totalmente interativo", declarou em entrevista ao site Destructoid.

"(O jogo) trata de vivenciar a história de uma maneira quase física, mudando e desvendando (o enredo) de uma maneira única", diz o diretor. "Se fizer sucesso, provavelmente teremos de dar um novo nome à experiência, e o termo 'videogame' (jogo) não será mais apropriado", explicou.

Heavy Rain mostra como as pessoas reagem diante do perigo e, em curtas histórias, apresenta vários protagonistas que de alguma forma estão relacionados aos crimes cometidos por Origami Killer, um assassino em série que deixa pequenos origamis próximos às suas vítimas.

De acordo com o ESRB, órgão responsável pela classificação dos videogames nos Estados Unidos, o jogo Heavy Rain (HR) é recomendado para maiores de 18 anos. O título inclui cenas de mutilação e intensa violência, sequências de nudez explícita e até mesmo um strip-tease feminino.

Expansão

A expansão Chronicles é disponibilizada exclusivamente via PlayStation Network (PSN), rede online em que são realizados os negócios e as partidas entre os proprietários da linha de sistemas de videogame PlayStation (PS).

The Heavy Rain Chronicles, expansão para Heavy Rain (produção: Quantic Dream / distribuição: Sony), PS3.

Estreia:

América, fevereiro de 2010

Ásia, fevereiro de 2010

Europa, fevereiro de 2010

Oceania, fevereiro de 2010