Cientistas revelam a descoberta de ossadas abraçadas há 6 mil anos

Jornal do Brasil

RIO - Arqueólogos espanhóis divulgaram ontem a descoberta, há seis meses, de um par de esqueletos de aproximadamente seis mil anos encontrados abraçados no sul do país. Apelidados de os apaixonados , o casal foi encontrado acidentalmente por funcionários da prefeitura de San Fernando, na província de Cádiz, sudoeste do país, quando eles cavavam um terreno para construir um estádio de hóquei. Após a descoberta, o local se tornou um grande sítio arqueológico.

A antropóloga Milagros Macías, que analisou a fossa dos esqueletos, disse que a ossada da direita corresponde a um adulto com idade dental estimada entre 35 e 40 anos, enquanto a da esquerda seria de uma menina de aproximadamente 12 anos. O resultado da investigação confirmou ainda que o casal teria sido enterrado abraçado de propósito.

Não há dúvidas sobre a intenção por parte dos que executaram o enterro de que houvesse contato físico entre ambos, já que certamente existiria um forte vínculo afetivo , indica o relatório da pesquisa.

Mas há quem questione essa tese. O diretor das escavações, Eduardo Vijande, afirma que ainda é muito cedo para garantir que se trate de um casal apaixonado . Vijande argumenta que somente os resultados das provas antropométricas e antropomórficas podem revelar se o esqueleto da direita, o adulto, pertencia mesmo a um homem, além de exames de DNA, que poderiam revelar uma relação familiar entre ambos.

Alternativas

Poderiam ser pai e filha, ou mãe e filha, o que mudaria o romantismo do descobrimento, mas ainda assim mantém o vínculo de um grande amor , afirmou Vijande.

A investigação sobre os esqueletos foi realizada pelo escritório arqueológico Figlina e destaca que a forma como os braços e pernas foram entrelaçados sinaliza mortes simultâneas ou muito próximas no tempo .

Os arqueólogos se surpreenderam também com a descoberta de várias agulhas de osso na parte posterior do crânio do indivíduo adulto. Segundo os investigadores, isso estaria relacionado com os costumes de penteado da época.