Petrobras inaugura conversão de termelétrica

Agência Brasil

JUIZ DE FORA - A Usina Termelétrica Juiz de Fora (UTE JF) será a primeira do mundo a gerar energia elétrica a partir do etanol, a primeira a usar combustível renovável para geração de energia e a primeira unidade flex-fuel (bicombustível). Uma solenidade nesta terça-feira, em Juiz de Fora (MG), promovida pela Petrobras, marca a mudança.

A unidade está operando, em fase de testes, com o etanol desde o último dia 31 de dezembro e terá capacidade instalada de 87 megawatss (MW). A solenidade contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli.

O projeto da UTE foi desenvolvido em parceria com a multinacional General Electric (GE). - Vamos rodar três meses com etanol, medindo as emissões. Estamos com uma expectativa bastante grande em relação ao desempenho e às emissões dentro dos níveis-padrão. Do ponto de vista ambiental, é algo extremamente relevante - disse a diretora de Gás e Energia da Petrobras, Maria das Graças Foster.

Segundo ela, se os resultados forem positivos, surgirão oportunidades de negócios para uso em outros países, como o Japão, que têm turbinas semelhantes. - O Brasil será o primeiro país do mundo a produzir energia a partir de etanol - observou a diretora, explicando que a turbina a ser utilizada terá capacidade para gerar 45 megawatts e foi adaptada pela GE para operar tanto com gás quanto com etanol.