Sol e fumo são como roleta russa, diz estudo

Jornal do Brasil

DA REDAÇÃO - Cientistas do Cancer Genome Project (Projeto do Genoma do Câncer, em tradução livre) fizeram novas descobertas a respeito de dois dos mais comuns tipos de câncer de pele e de pulmão que podem transformar a maneira como a doença é entendida, principalmente, pelos especialistas.

O que vemos hoje mudará a forma como enxergamos o câncer disse o britânico Mike Stratton, membro do Cancer Genome Projetc, iniciativa que reune cientistas de 10 países que tentam mapear os genomas dos principais tipos de câncer. Nunca vimos o câncer revelado desta forma antes.

O mapeamento realizado pelos cientistas abre um novo caminho para a realização de exames de sangue capazes de detectar tumores com mais antecedência do que é feito atualmente, além de permitir a elaboração de novas drogas para auxiliar nos tratamentos

Durante a pesquisa, os cientistas sequenciaram o DNA de tecidos cancerígenos e normais e os compararam. Aqueles que apresentavam tumores de pulmão continham 23 mil mutações, quase todas, de acordo com a análise, causadas pelo hábito do fumo.

Os especialistas calcularam que um fumante típico adquire uma nova mutação genética para cada 15 cigarros que fuma. As mutações não necessariamente causam o câncer, mas algumas delas podeerm vir a desencadear a doença.

É como jogar roleta russa diz Peter Campbell, responsável pelo estudo.

Já ao largar o cigarro, o risco é reduzido gradualmente, até que a possibilidade de câncer de pulmão volta a ser a mesma de alguém que nunca fumou. Os cientistas acreditam que isso ocorra porque as células com mutações acabam sendo repostas por outras saudáveis.

Os cientistas fizeram descoberta semalhante sobre o câncer de pele melanoma. Neste caso, as mutações são quase todas causadas pela exposição ao sol. No caso dos tecidos cancerígenos de pele, a quantidade de mutações pode chegar a 30 mil.

Os especialistas que participaram do estudo dizem que pode ser possível, no futuro, determinar exatamente quais hábitos e outros fatores causam outros tipos de mutações que podem estar relacionadas a diversos tipos de câncer.