Chefs criam receitas exclusivas para aplicativo de celular

Portal Terra

SÃO PAULO - Um novo aplicativo brasileiro para celulares chega ao mercado neste final de ano. Com o nome sugestivo de "O que cozinhar hoje?", o programa vem pré-instalado em smartphones da Nokia com mais de 500 receitas, dicas, soluções e ferramentas úteis para o universo gastronômico. Além disso, há também quatro criações exclusivas para o aplicativo desenvolvidas por jovens chefs que atuam com destaque em restaurantes paulistanos.

O aplicativo, fruto de uma parceria entre a Nokia e a Knorr, será vendido inicialmente em uma versão especial do Nokia 5530 - aparelho com tela sensível ao toque de 2,9 polegadas, câmera de 3.2 megapixels com flash LED, conectividade Wi-Fi e cartão microSD de 4 GB. A partir de fevereiro, diversos modelos de aparelhos da Nokia passarão a ser comercializados com o aplicativo.

Todas as versões do aplicativo trazem funcionalidades como geração de lista de compras, criação de galeria de receitas favoritas e busca de pratos por ingredientes, ocasião ou perfil. Nos celulares mais completos existem ainda recursos como timer, calendário de receitas e buscas por custo ou valor calórico de cada prato.

- O aplicativo nos aparelhos leva um livro de receitas para o bolso, sem a necessidade de conectividade à internet, evitando custos adicionais - diz Fátima Pissarra, executiva da área de publicidade da Nokia ao destacar que não é necessária conexão à internet para acessar o conteúdo, que já vem embarcado nos aparelhos.

O aplicativo tem 500 receitas elaboradas pela Knorr e mais quatro criações exclusivas, desenvolvidas por jovens chefs em destaque no cenário gastronômico brasileiro. O chef Bruno Fischetti, do P.J. Clarke's, criou uma nova versão do Bife Wellington (filé mignon com patê de foie gras, azeite trufado e massa folhada); Daniela França Pinto, do Lola Bistrot, elaborou um Roastbeef de Filé Mignon em Crosta de Ervas ao Molho de Mostarda Dijon; Pier Paolo Picchi, do Picchi, criou uma receita de Costela de Panela enquanto Renata Vanzetto, do Marakuthai, desenvolveu um carré de cordeiro com purê de shiitake e mostarda dijon.

O aparelho com o aplicativo, por enquanto, pode ser encontrado apenas nas lojas Carrefour. A partir de fevereiro, novos modelos de aparelhos com o aplicativo poderão ser encontrados no site da Nokia (nokia.com.br/loja) e nas principais redes varejistas do mercado nacional.