JB Online
DA REDAÇÃO - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, irá propor, em Copenhague, uma redução de 17% das emissões de gases poluentes em relação a 2005, informou nesta quarta-feira a Casa Branca. A meta deverá ser cumprida até 2020.
Até esta quarta-feira, não se sabia ao certo se o presidente Obama iria comparecer à cúpula sobre as mudanças climáticas que ocorre no próximo mês, em Copenhague. Na sexta-feira, o chefe para mudanças climáticas da ONU, Yvo de Boer, havia declarado que a presença do presidente norte-americano poderia ser vital para um acordo.
Oficiais dizem que os Estados Unidos vão propor cortes de 17% até 2020, de 30% até 2025, 42% até 2030 e, por fim, 83% até 2050.
Até o momento, mais de 60 líderes mundiais, incluindo o presidente Luís Inácio Lula da Silva, disseram que vão comparecer à cúpula. Apesar de observadores acreditarem que a presença dos líderes será importante para levantar ações em relação à mudança climática, não se espera que as conversas resultem em um acordo.