iTunes começa a vender vídeos de shows

Portal Terra

MADRI - A loja online da Apple, iTunes, começou nesta semana a vender também downloads de vídeos de shows de cerca de 20 artistas promovidos pela Live Nation. A nova sessão do site surgiu graças a um acordo com a produtora de shows americana. Cerca de 20 shows já estão à venda no site, incluindo artistas como Jesse McCartney e Ziggy Marley. Os preços começam a partir de US$ 7,99.

A Live Nation informou em um comunicado que, já nos próximos meses, pretende colocar à disposição do público centenas de shows e, para 2010, planeja oferecer no iTunes a maior parte dos cerca de 20 mil shows que promove todo os anos em mais de 30 países.

A empresa firmou acordos para os direitos autorais diretamente com as principais gravadoras e artistas, a fim de possibilitar um lançamento apropriado dos vídeos no iTunes, afirma o comunicado.

Com as novas tecnologias digitais, produzir e distribuir shows através de serviços online como iTunes e Amazon se tornou muito mais rentável para as produtoras e gravadoras.

A Live Nation não revelou detalhes financeiros do acordo, nem estimou as expectativas de faturamento com a iniciativa.