Apple nega conserto de computadores 'contaminados' por fumo

Portal Terra

NOVA YORK - Duas lojas da Apple nos Estados Unidos rejeitaram nos últimos meses consertos de computadores danificados por fumaça de cigarro, segundo afirma um site de defesa de consumidores americano. Nos dois casos registrados, os computadores ainda estavam dentro da garantia e a empresa alegou "contaminação" do equipamento.

Segundo o texto, publicado nesta semana pelo site The Consumerist, um consumidor do estado de Iowa reclamou que a Apple rejeitou, em abril deste ano, o conserto de um Macbook que ainda estava dentro da garantia porque o computador "estava contaminado" com fumaça de cigarro. Em outro caso similar, a empresa de Steve Jobs se negou a consertar o iMac de uma cliente devido aos "riscos para a saúde do fumo passivo".

Em ambos os casos, os clientes afirmam que a Apple, em um primeiro momento, aceitou o conserto dos computadores, para depois informar que o reparo seria impossível devido ao dano causado pela fumaça do cigarro no sistema.

A mulher, segundo o site de notícias Electricpig, reclamando sobre o fato da Apple ter se negado a consertar seu iMac, afirmou: "Minha garantia Applecare não faz referência a nenhuma perda do direito no caso do usuário ser fumante". Applecare é uma espécie de garantia especial que a Apple oferece aos seus clientes com durações variadas.

As lojas autorizadas da Apple envolvidas nestes casos alegaram que a contaminação pela nicotina está em uma lista de substâncias perigosas e isto impede a manipulação da máquina por um trabalhador devido a razões sanitárias. A lista em questão inclui produtos como álcool sanitário e carbonato de cálcio.

Os termos e condições das garantias da Apple não indicam diretamente a nicotina, indicam apenas que a empresa não cobre "danos causados por ambientes extremos".

O site The Consumerist afirmou que está há meses esperando uma resposta da Apple sobre os dois casos e alerta os consumidores sobre o fato que a nicotina não é mencionada nos contratos de garantia da empresa.