REUTERS
HELSINQUE - Para a Nokia, há uma boa chance de que serviços financeiros móveis se tornem grandes negócios nos próximos anos, e a empresa, maior fabricante de celulares do mundo, espera conquistar sua fatia nesse mercado emergente quando decolar.
Operadoras de telecomunicações, bancos e fabricantes de aparelhos estão cada vez mais buscando oportunidades de receita adicional de serviços financeiros pelo celular.
"Esta é uma das melhores oportunidades para o setor móvel. O potencial é enorme, mas é um negócio muito complexo", disse o chefe do serviço financeiro da Nokia, Teppo Paavola.
Ele afirmou, citando centros de estudo independentes, que o mercado global de serviços financeiros móveis pode atingir 18 bilhões de euros (27 bilhões de dólares) até 2014.
O serviço Nokia Money usará a plataforma de pagamentos móveis Obopay, empresa privada na qual a Nokia investiu no começo do ano. O serviço usa mensagens de texto e acesso móvel à Internet, e cobra uma taxa para enviar dinheiro ou para fazer depósitos em contas.
A Nokia também irá colaborar com bancos para o lançamento dos serviços, que deve ocorrer no início do ano que vem.