Nokia lança cinco modelos mais simples para avançar em emergentes

REUTERS

SÃO PAULO - A Nokia, maior fabricante de celulares do mundo, lançou nesta quarta-feira cinco modelos de aparelhos com configuração mais simples, visando melhorar sua oferta nos mercados emergentes.

A companhia é uma participante dominante em muitos mercados emergentes de importância, com uma fatia de 60% a 70%, mas está sob forte pressão, conforme rivais, como a chinesa ZTE, tentam melhorar sua posição no segmento de aparelhos menos sofisticados.

Os novos modelos da Nokia custam de 20 euros (US$ 29,26) a 54 euros, sem considerar subsídios das operadoras e impostos locais.

- A bateria de longa duração, com até 22 dias de tempo de espera, é vital para pessoas em áreas onde o acesso a eletricidade é limitado - informou a fabricante em um comunicado.

Mais caros entre os novos modelos, o Nokia 2220 e o Nokia 2690, que custam 45 e 54 euros, também possuem suporte a e-mail.

A Nokia informou que abrirá o serviço Life Tools, que oferece em celulares serviços de informação sobre educação e agricultura, na Indonésia a partir de dezembro de 2009. Até agora, a fabricante ofereceu o serviço na Índia.