Brasil vai ganhar caminhões menos poluentes, diz Lula

Agência Brasil

BRASÍLIA - Ao comentar a visita que fez à Feira Nacional do Transporte (Fenatran), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira que o Brasil vai ganhar caminhões menos poluentes, mais rentáveis e mais econômicos de um jeito muito mais fácil . Segundo Lula, o programa 'Procaminheiro' tem apresentado resultados extraordinários.

Em seu programa semanal Café com o Presidente, ele lembrou que o governo reduziu os juros de 13,5% para 4,5% na compra de caminhões novos, além de aumentar a quantidade de prestações para financiamento de caminhões de 84 para 96 vezes. Segundo Lula, as medidas representam uma redução de 25% nos juros cobrados.

- Você tem uma frota de caminhão velha transitando nas estradas brasileiras. Eles gastam mais, ficam menos rentáveis para o proprietário e nós queríamos vender caminhões novos -disse, ao destacar que a indústria automobilística havia caído muito , inclusive no setor de caminhões.

O presidente destacou que, há 15 dias, foi procurado pela fábrica de caminhões Mercedes-Benz para ser comunicado da contratação de 1.300 novos funcionários. No período em que a crise financeira estava no auge, a empresa chegou a despedir 1.200 empregados.

- O que nós esperamos é que essas medidas possam dinamizar a indústria de caminhões e renovar a frota, não apenas para as pequenas e médias empresas mas, sobretudo, para os motoristas autônomos - disse.