Pesquisadores desenvolvem sistema capaz de eliminar de vez os botões

Paulo Marcio Vaz, Jornal do Brasil

RIO - Sensores de movimento já não são mais novidade em termos de tecnologia para videogames. E tudo indica que o próximo passo esteja a caminho: sensores musculares. Uma pesquisa desenvolvida pela Universidade de Toronto e a Universidade de Washington, em parceria com a Microsoft, desenvolveu um sistema de sensores que, fixados sobre a pele do antebraço, que consegue identificar a atividade muscular resultante dos movimentos dos dedos e transformá-la em impulsos elétricos capazes de comandar aparelhos eletrônicos.

Na prática, como mostra um vídeo de demonstração disponível on-line, usuários de videogames poderão, por exemplo, jogar Guitar Hero sem a guitarra, como se estivessem apenas simulando a presença do instrumento, no melhor estilo air guitar, já que o sistema é capaz de identificar a atividade muscular equivalente ao movimento de cada dedo separadamente.

Além da guitarra virtual, o vídeo também mostra a utilização do dispositivo em situações cotidianas, como, por exemplo, um homem que carrega sacolas de compras no estacionamento de um supermercado sendo capaz de abrir a mala de seu carro apenas encostando seu dedo indicador no polegar. Da mesma forma, um praticante de jogging pode trocar a música em seu iPod apenas com um estalar de dedos, sem precisar desviar o olhar para o aparelho fixado em seu braço.

O texto completo da pesquisa e o vídeo de demonstração estão disponíveis para download na internet no endereço . A íntegra do vídeo também está disponível no YouTube.