Robô ajuda cientistas no aperfeiçoamento de implantes visuais

Portal Terra

SÃO PAULO - Cientistas da Califórnia desenvolveram um robô movido por controle remoto para ajudar a testar a efetividade das próteses visuais, como uma retina artificial, que são implantadas em deficientes visuais.

Segundo o site Gizmag, a novidade tem o nome de Cyclops e permite que os médicos vejam os resultados dos implantes sem a necessidade de testá-los nos pacientes.

Esta é a primeira máquina que reproduz a visão dos cegos que recebem implantes, disse ao site CNET Wolfgang Fink, professor do California Institute of Technology, onde o projeto está sendo desenvolvido.

O robô possui uma retina artificial feita com um chip de silicone repleto de eletrodos, que estimulam as células nervosas e os gânglios da retina, responsáveis por levar a informação visual para o cérebro. O dispositivo pode usar uma mini-câmera, interna ou externa, que captura as imagens, que são processadas e transferidas para o chip.

Espera-se que a descoberta diminua o número de procedimentos desnecessários e, no futuro, ajude a promover uma maior independência das pessoas cegas. O desenvolvimento do Cyclops foi descrito em artigo para a revista Computer Methods and Programs in Biomedicine.