PE confirma quinta morte pela gripe suína no estado

Portal Terra

RECIFE - A Secretaria Estadual de Saúde confirmou nesta sexta-feira a quinta morte em decorrência da gripe suína em Pernambuco, a primeira do sexo masculino. O homem, que não teve o nome divulgado, tinha 51 anos e havia sido internado no hospital Oswaldo Cruz, no Recife, no dia 22 de setembro. Ele era morador da cidade de Goiana, a 65km da capital pernambucana.

O homem morreu no mesmo dia em que deu entrada no hospital, já que segundo a Secretaria, seu estado de saúde era grave. - Ele apresentava um quadro de febre alta, dores no tórax, septicemia (processo infeccioso em que germes invadem o sangue) e insuficiência respiratória grave - afirma o comunicado oficial divulgado pela secretaria. O paciente deu entrada na UTI, foi reanimado nove vezes, mas, na décima parada cardíaca, não resistiu.

A confirmação acontece um dia depois do registro da 4ª morte pela doença no estado. Na quinta-feira, uma gestante de 27 anos foi confirmada como vítima da gripe suína.

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela secretaria, Pernambuco contabiliza 109 casos confirmados da nova gripe. Há outros 137 casos sob investigação e 17 pacientes internados, sendo 11 na rede pública e 6 em hospitais particulares.

Em boletim divulgado na segunda-feira, o Ministério da Saúde informou que, de abril a outubro, o país registrou 17.219 casos da nova gripe, com 1.368 mortes confirmadas.