Nasa prepara lançamento de foguete Ares 1-X de olho na Lua

Portal Terra

SÃO PAULO - A Nasa, agência espacial americana, deu início nesta terça-feira aos preparativos para o lançamento do Ares 1-X, um foguete de testes que vai substituir os já desgastados ônibus espaciais. Segundo a Nasa, os cientistas irão analisar as condições de performance e capacidade estrutural do foguete, com o objetivo de levar os astronautas ao espaço - possivelmente para a Lua ou Marte. As informações são do jornal britânico Times.

O foguete, com 100 m de altura, é a primeira nave espacial do gênero desenvolvida pela agência espacial americana nos últimos 30 anos. O lançamento do Ares 1-X está programado, de acordo com a Nasa, para o próximo dia 27 de outubro. O foguete, que terá o funcionamento analisado por sensores durante a subida, deve alcançar 40 km de altura em um voo de dois minutos antes de cair no Oceano Atlântico.

O teste com o Ares 1-X possibilitará o desenvolvimento de sua versão final, o Ares 1, que deverá transportar a cápsula Orion, sucessora dos ônibus espaciais a partir de 2015.