Downloads estão vencendo o jogo

Jornal do Brasil

RIO - À medida que a recessão prejudica as vendas de videogames em lojas nos EUA, consumidores optam por fazerem mais downloads de jogos e economizar dinheiro, sem deixar de se divertir. As vendas de videogames caíram 14% nos Estados Unidos nos primeiros oito meses de 2009, de acordo com o NPD Group, e os consumidores passaram a fazer mais downloads de jogos para seus computadores, consoles e aparelhos portáteis como PSP, Nintendo DSi, iPod Touch e iPhone.

O número de jogos casuais disponíveis para download cresceu exponencialmente e a quantidade de downloads premium aumenta entre 50% e 100% por ano diz Michael Pachter, analista da Wedbush Morgan Securities.

A Nintendo, empresa que mais atrai novos consumidores, facilitou aos proprietários do Wii e do DSi o download de títulos da WiiWare, como Tetris party; e DSiWare, como A little bit of dr. Mario.

Em 1º de outubro, a Sony passou a vender o novo PSPgo, que elimina o UMD (Universal Media Disc) de seus modelos anteriores de PSP em troca de downloads digitais.

Além de contarem com jogos completos como o Gran turismo, da Sony, e o Soulcalibur: broken destiny, da Namco Bandai, os jogadores podem baixar minijogos, como Sudoku, da Electronic Arts, e Fieldrunners, da Subatomic Studios, por preços de entre U$ 5 e U$ 9.

Para Pachter, a maior ameaça ao download de jogos é o iPod Touch. Ainda que o aparelho custe mais caro que um Nintendo DS e a qualidade dos jogos seja em geral bem baixa, ele afirmou que a proposta de valor do aparelho é incrível .

O iPod Touch começa a ser veiculado como aparelho para jogos, e os consumidores preocupados com custos terminarão por apreciar a economia oferecida disse Pachter.

O gênero de jogos de música, como oGuitar hero, da Activision Blizzard, criou uma boa fonte de receita para as produtoras.

Não é mais necessário ter os consoles para games clássicos da geração 16-bit. O site Play Sega, da Sega, permite que usuários joguem versões completas de títulos do Mega Drive como Sonic the hedgehog, Streets of rage e Ecco the dolphin diretamente no navegador, sem precisar instalar um programa. Ao todo, 32 games estão disponíveis. Para jogá-los é preciso criar uma conta paga, que custa entre US$ 6 (por mês) e US$ 35 (por ano). Novos usuários pode jogar gratuitamente por 10 dias.

Os assinantes também poderão criar e compartilhar fases do jogo Sonic, o que não era permitido no Mega Drive. Já há mais de 200 níveis criados por usuários.