Apple desenvolve aplicativo de rádio para iPhone

Portal Terra

SÃO PAULO - A Apple anunciou uma nova funcionalidade para seu telefone, um aplicativo para sintonizar rádio FM, com integração ao iTunes e recursos semelhantes aos usados em músicas, como pausa e avanço rápido. Em uma atitude comercial recorrente, a empresa mais uma vez traz à tona um recurso nativo que não vinha sendo usado.

De acordo com o portal CNET, a aplicação será semelhante à que foi inserida no iPod Nano. Esse software já deveria estar disponível para fins comerciais, mas a estratégia adotada pela empresa foi associar o uso da rádio à iTunes Store, permitindo assim que, caso os usuários queiram, possam comprar as músicas que estão escutando com um apertar de botão.

Outros softwares já oferecem a funcionalidade de reprodução de FM, como o Wunder Radio, mas permitem apenas que as músicas sejam enviadas pela internet para outros iPhones e iPods Touch.

Para a Apple, o grande diferencial de sua versão é mesmo a integração com o iTunes Store, que cria uma fonte de lucro em potencial, além de melhorar fatores de concorrência com o ZuneHD, tocador de música da Microsoft que já possui o recurso rádio FM.

Segundo o site 9to5Mac, essa não é a primeira vez que a Apple apresenta uma função que o hardware de seus produtos já possuía, mas não era usada. Por vezes a empresa opta em manter um recurso latente, para lançar apenas no momento em que julga ser oportuno.

Por exemplo, o Ipod Touch da segunda geração já contava com Bluetooth nativo, mas a divulgação dessa informação só veio 9 meses após seu lançamento. E, segundo o site Register, as últimas versões de iPhone e iPods já contam com um microprocessador capaz de lidar com redes WiFi de 5GHz, mas essa solução ainda não está habilitada nos aparelhos.