Seminário no Rio marca reinício das obras de Angra 3

Agência Brasil

RIO - O reinício formal das obras da Usina Nuclear Angra 3 será marcado hoje pela assinatura da primeira ordem de serviços do contrato de construção civil. A solenidade ocorrerá durante o seminário Energia Nuclear: Desmistificação e Desenvolvimento, promovido pela Eletronuclear na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ).

Para o assessor da presidência da Eletronuclear Leonam dos Santos Guimarães, o documento representa não apenas a retomada de Angra 3. - Mais do que a retomada de Angra 3, ele marca a retomada do programa nuclear brasileiro. Acho que o símbolo é mais forte - disse ele, em entrevista à Agência Brasil.

A ordem de serviço inclui todo o trabalho que vai ser realizado no próximo trimestre. Já foi feita a regularização do terreno e, no momento, cerca de 600 pessoas estão envolvidas nas obras de impermeabilização, que antecedem a concretagem do marco zero da construção.

O marco zero é o primeiro lançamento de concreto na laje de fundação do edifício do reator, explicou Leonam dos Santos. O evento está programado para o dia 1º de dezembro deste ano, na Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, no município de Angra dos Reis, na costa verde fluminense.