Facebook elimina falsos perfis usados por criminosos

Portal Terra

SÃO PAULO - As equipes de segurança do site Facebook estão trabalhando para eliminar alguns perfis falsos que estariam sendo usados para realizar fraudes contra os usuários da rede social. O crime envolve o roubo de senhas dos usuários e a utilização dos seus perfis para pedir dinheiro aos amigos da vítima.

Segundo o jornal The Guardian, o site foi seriamente atingido nas últimas semanas por este crime, chamado de "Fraude 419", e o número de pessoas atingidas ainda seria incerto. Até mesmo o FBI se envolveu na questão nesta quinta-feira, enviando uma mensagem de alerta a usuários da rede social sobre milhares de crimes registrados recentemente em perfis do site, em especial, a "Fraude 419".

Em um comunicado no blog oficial da rede social, Alok Menghrajani, engenheiro de software do Facebook, alertou os usuários sobre o crime e afirmou que as equipes de segurança registraram um aumento no número de ocorrências da fraude.

- Enquanto o número total de pessoas atingidas é pequeno, estamos levando a sério qualquer ameaça à segurança e estamos redobrando nossos esforços para combater as fraudes - escreveu Menghrajani.

Nesta fraude em especial, as informações de login das pessoas são roubadas através de sites de phishing, e depois as suas contas são acessadas sem permissão para pedir dinheiro para os amigos da vítima. O criminoso acessa o Facebook como se fosse o proprietário da conta e conversa com os amigos através dos serviços de chat ou mensagens para explicar, geralmente, que está perdido em algum outro país e que precisa de dinheiro. Então, ele orienta os amigos da vítima a enviarem dinheiro através de empresas de transferência de dinheiro como a Western Union.

O Facebook preparou uma página especial de alerta de segurança, na qual fornece dicas e conselhos para evitar que seus usuários sejam vítimas dos criminosos virtuais no site. O Facebook também pede que as pessoas informem sobre qualquer atividade estranha ou suspeita em suas contas.