Panasonic cria cama robótica que se transforma em cadeira de rodas

REUTERS

SÃO PAULO - A Panasonic desenvolveu uma cama robótica que se transforma em cadeira de rodas. O aparelho é voltado a pessoas com mobilidade limitada. A transformação pode ser feita por comando de voz. A cama ajusta o encosto da cabeça e costas verticalmente, da mesma forma que rebaixa a parte inferior do colchão, do joelho até os pés.

O equipamento foi demonstrado pela fabricante numa feira internacional de cuidados domésticos e reabilitação em Tóquio, Japão, nesta semana.

- Levamos um ano para desenvolver o que estamos mostrando hoje - disse o professor da Universidade de Osaka que trabalhou junto com a Panasonic.

Antes de responder ao comando de voz, a cadeira se certifica de que entendeu o que foi solicitado. Apenas após o usuário responder sim , o equipamento realiza a ação. A cadeira de rodas possui um joystick em um dos lados para oferecer ao usuário o controle da direção.

A Robotic Bed também detecta obstáculos à sua frente e possui um painel de LCD sensível ao toque que permite ao usuário assistir TV, conectar-se à internet, checar as câmeras de segurança da casa e fazer videochamadas telefônicas, afirmou a fabricante.

A Panasonic vai testar o equipamento em vários países, antes de lançá-la no mercado, para verificar se ele se adapta aos obstáculos legais de padrões de segurança para produtos de assistência à saúde.