Ana Lima Freitas, Portal Terra
RECIFE - A Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES) confirmou nesta segunda-feira que mais duas pessoas morreram no estado em conseqüência da gripe suína. Com esses dois casos, sobe para três o número de vítimas fatais da doença no estado.
Os exames realizados pelo Instituto Evandro Chagas, no Pará, confirmaram os exames de uma mulher de 27 anos, morta no dia 28 de agosto no Recife, e uma mulher de 50 anos, que morreu no dia 3, em Caruaru.
A primeira passou cinco dias internada no Hospital da Polícia Militar e morreu vítima de uma insuficiência respiratória. Já a mulher de 50 anos, teve como causa da morte uma síndrome da angústia respiratória aguda (Sara). As duas pacientes apresentaram o mesmo quadro clínico: febre, tosse, falta de ar e dores no corpo, sintomas típicos da gripe.
A SES confirmou ainda 89 casos de pessoas infectadas pela gripe suína e 257 suspeitas. Segundo o balanço da secretaria, há 19 pessoas internadas em Pernambuco com suspeita de infecção do vírus A (H1N1). Dessas, 12 estão na rede pública e sete nos hospitais da rede privada.
O primeiro caso de morte por conta da gripe suína em Pernambuco foi de uma adolescente de Minas Gerais, que morreu num hospital em Olinda após passar férias em Porto de Galinhas.