ASSINE
search button

Mortes por gripe suína chegam a 20 em Goiás

Compartilhar

Portal Terra

GOINIA - A Secretaria Estadual de Saúde de Goiás confirmou, na tarde desta quarta-feira, o aumento de três para 20 mortes por gripe suína no Estado. O novo boletim sobre o avanço da doença mostra que chegou a 100 o número de casos da gripe, incluindo os óbitos. Estão em análise 42 casos suspeitos, sendo 18 de vítimas fatais.

O número de pessoas com a doença em Goiás pode ser maior, já que só são encaminhados para confirmação os casos mais graves. A secretária estadual de Saúde, Irani Ribeiro, comentou que a maioria dos repórteres pode ter contraído a gripe sem nem perceber.

Para Irani, o que mais chamou a atenção dos agentes de saúde é que a maioria das vítimas da gripe suína são homens na faixa de 20 a 39 anos.

- Os idosos, que no início eram nossa maior preocupação, estão em casa, quietos, tranquilos. Agora os jovens continuam indo a boates, shows, eventos com aglomeração, não estão seguindo nossas orientações e se colocam mais em risco. Os números estão mostrando isso - disse.

Sobre o fato de haver mais homens com a doença do que mulheres, a secretária diz que provavelmente é porque o homem se cuida menos.

- A mulher fica doente e já procura o médico. Agora o homem demora mais, precisa ficar grave para ir atrás de ajuda - afirmou.

De acordo com dados do Ministério da Saúde divulgados na semana passada, 657 pessoas morreram infectadas pela gripe suína no País. O Brasil, segundo os dados da Organização Mundial da Saúde, é o país com maior número de casos fatais da doença.