Panasonic e NEC revelam nove celulares com Linux

Portal Terra

NOVA YORK - A Panasonic e a NEC lançaram nesta terça-feira nove modelos de celulares que utilizam o sistema operacional de código aberto LiMo. O foco do mercado de celulares está se voltando para o desenvolvimento de softwares desde que o Google e a Apple entraram no mercado nos últimos dois anos, com fornecedores de aparelhos e operadoras crescentemente buscando alternativas de código aberto, como o LiMo, para reduzir despesas.

O mercado de plataformas de software para celulares é liderado pelo sistema operacional Symbian, da Nokia. Contudo, a companhia perdeu muito espaço no ano passado para a Apple e a Research in Motion.

O sistema operacional Linux fez pouco sucesso com os celulares até agora, mas sua presença está aumentando com as plataformas LiMo e Android.

O Linux é o mais popular sistema operacional de código aberto disponível ao público para ser usado, revisado e compartilhado. Até agora, NEC, Panasonic e Motorola lançaram no total 42 aparelhos que adotam o software. Ao mesmo tempo, todas as principais fabricantes de celulares, com exceção da Nokia, prometeram produzir novos modelos com o software Android.