Município de SC decreta emergência devido à gripe suína

Fabrício Escandiuzzi, Portal Terra

FLORIANÓPOLIS - A prefeitura municipal de Herval d'Oeste, cidade localizada a cerca de 370 km de Florianópolis (SC), decretou estado de emergência nesta segunda-feira em virtude da gripe suína. Foi o segundo município do Estado a emitir um decreto diante da proliferação do vírus.

As aulas de todas as escolas públicas e particulares foram suspensas por 15 dias. A decisão foi anunciada durante a manhã pelo prefeito Nelson Guindani como forma de "precaução" ao surgimento de novos casos de gripe. A medida de emergência permitirá a contratação de novos profissionais para o setor da saúde.

De acordo com Guindani, todas as atividades escolares estão paralisadas durante esse período. O decreto municipal permitirá novas contratações de equipes médicas para o município durante o período de emergência, para o atendimento à comunidade.

- Precisamos agir enquanto é tempo, para que não precisemos tomar as mesmas ações que o México adotou, por exemplo - declarou, acrescentando que o prazo de suspensão das aulas ainda pode ser estendido por mais 15 dias, dependendo do quadro apresentado no final do mês.