Fiocruz inspecionará laboratório que fará teste de gripe suína

Agência Brasil

RIO - Técnicos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) vão fazer uma inspeção no Laboratório Central do Estado do Rio Grande do Sul (Lacen-RS) para que o local possa confirmar casos de gripe suína. A equipe deve chegar ao Estado na próxima terça-feira.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul, a habilitação de um laboratório no próprio Estado diminui o tempo de espera para a confirmação de amostras vindas de pacientes com suspeita da doença.

Em São Borja, por exemplo, o Hospital Ivan Goulart aguarda há mais de 20 dias o resultado de exames feitos em pelo menos 21 pacientes que estão internados no local.

A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul confirmou na tarde deste domingo mais quatro mortes por gripe suína no Estado. Duas delas aconteceram no município de Passo Fundo, uma em Caxias do Sul e outra em Uruguaiana. Mais cedo, o secretário de Saúde da cidade de São Sebastião do Caí (RS), Fernando Cofferri, já havia confirmado uma morte em Montenegro, onde o rapaz de 20 anos estava internado. Com esses casos, o número de óbitos no País chega a 38.