Revelado segredo de produção de 'Mortal Kombat 3'

Darius Roos, Portal Terra

DA REDAÇÃO - Ed Boon, co-fundador do estúdio Midway e criador, ao lado do programador John Tobias, da série de luta Mortal Kombat, postou via Twitter imagem do boneco da personagem Sheeva, utilizado para fazer as animações do terceiro episódio da série. Boon revela que foi utilizada a técnica "stop motion" para animar a personagem em MK3, título lançado para fliperamas em 1995.

Enquanto a personagem Sheeva era animada via articulação de bonecos, todos os outros eram interpretados por pessoas de verdade, atores que posavam para fotos, imitando os movimentos de golpes, pulos, esquivas etc.

Stop motion é uma técnica de animação que utiliza modelos reais em diversos materiais, geralmente plástico e massa de modelar. Os modelos são movimentados e fotografados quadro a quadro. Os quadros são posteriormente montados em seqüência, criando a impressão de movimento.

Entre os filmes mais recentes que se utilizaram da técnica estão A Fuga das Galinhas (2000) e A Noiva Cadáver (2005). O primeiro longa-metragem brasileiro a ser feito totalmente em stop motion é Minhocas, que deve chegar aos cinemas entre 2009 e 2010.