Microsoft e Yahoo estão perto de um acordo, dizem executivos

Portal Terra

WASHINGTON - Microsoft e Yahoo podem estar chegando a um acordo, após quase 18 meses de negociações cada vez mais amargas. Diversos relatos surgiram no final desta quinta-feira, sugerindo a possibilidade de que a Microsoft possa, finalmente, assumir o controle da divisão de buscas do Yahoo.

De acordo com notícia publicada no britânico The Guardian, diversas fontes - como um analista citado no site de investimentos 24/7 Wall Street e o influente blog "All Things Digital" - dizem que o acordo é "iminente", está "perto de ser fechado". Não estavam claros, entretanto, os termos precisos em que o acordo se daria.

- Se tudo correr bem, o acordo pode ser anunciado na semana que vem -diz Kara Swisher, do "All Things Digital", citando executivos das duas empresas. Altos executivos da Microsoft - entre eles, o vice-presidente sênior do grupo de audiência online, Yusuf Mehdi, e o diretor da área de buscas, Satya Nadella, foram de Redmond, Washington (onde fica a sede da empresa) ao Vale do Silício, na sede do Yahoo, para as negociações.

O site diz que ouviu diferentes versões sobre os termos do acordo, mas todas elas incluem a Microsoft pagando ao Yahoo vários bilhões de dólares iniciais para tomar conta do negócio de buscas. O acordo também poderia envolver a venda de anúncios online, com o Yahoo administrando para as duas companhias. Se o acordo não acontecer agora, as enmpresas devem desistir de serem parceiras em qualquer campo.