Google vê Youtube lucrativo num futuro próximo

REUTERS

WASHINGTON - O site de compartilhamento de vídeos YouTube será lucrativo para o Google num futuro próximo, disse a companhia, líder no mercado de buscas na internet. O Google adquiriu o YouTube por 1,65 bilhão de dólares em 2006, mas perdeu dinheiro com o site que permite às pessoas divulgar e compartilhar vídeos gratuitamente.

Analistas esboçaram preocupações sobre os enormes custos envolvidos em publicar milhões de vídeos, sendo apenas uma pequena quantidade apoiada por publicidade.

- O YouTube agora está em uma trajetória com a qual estamos satisfeitos - afirmou o presidente-executivo do Google, Eric Schmidt, nesta quinta-feira.

Ele acrescentou que o Google está ajudando publicitários e agências de propaganda a criar "ótimos anúncios facilmente" para o YouTube.

Executivos da companhia recentemente fizeram comentários otimistas sobre o crescimento da receita do YouTube. Schmidt disse a repórteres neste mês que novos formatos de publicidade resultarão em mais receita. Em resposta à pergunta de um analista, o vice-presidente de finanças do Google, Patrick Pichette, afirmou que recentes esforços para introduzir novos formatos de anúncio e promover vídeos ajudaram a estabelecer a página do YouTube entre anunciantes como relevante e "desejável para os clientes".

- Nós estamos realmente satisfeitos tanto em termos de crescimento da receita (do YouTube), que é fundamental para o YouTube, e ... num futuro não muito distante realmente vemos um negócio muito bom e lucrativo para nós - afirmou Pichette.

Na quinta-feira, o Google divulgou um lucro trimestral superior às expectativas de Wall Street, mas o crescimento da receita não foi como alguns investidores esperavam, o que levou as ações da companhia a cair quase 3%.