Endeavour é atingido por fragmentos

Jornal do Brasil

ESTADOS UNIDOS - O ônibus espacial Endeavour foi atingido por fragmentos durante seu lançamento na quarta-feira, informou Bill Gerstenmaier, da Nasa.

Vários fragmentos se desprenderam e alguns, provavelmente, atingiram a nave antes de terminar o período de risco potencial de dano ao ônibus espacial revelou Gerstenmaier.

Segundo ele, a Nasa verificou que logo após a separação dos foguetes propulsores, 2 minutos e 15 segundos depois do lançamento, se desprenderam vários fragmentos.

Podemos ver claramente diante do ônibus espacial marcas brancas, onde as placas térmicas foram atingidas, mas não consideramos isto um grande problema.

Segundo Gerstenmaier, oito ou nove fragmentos que se desprenderam cerca de seis minutos após a decolagem não representam qualquer risco, devido à baixa velocidade e à pouca densidade da atmosfera no momento.

O ônibus espacial, com sete astronautas a bordo, foi lançado em direção à Estação Espacial Internacional, do Centro Espacial Kennedy, na Flórida. A missão, de 16 dias, tem o objetivo de levar e instalar na ISS o último elemento do laboratório japonês Kibo. Estão previstas cinco saídas ao espaço, com duração total de 32,5 horas.