Ministério da Saúde confirma 148 novos casos de gripe suína no Brasil

JB Online

DA REDAÇÃO - Foram confirmados, desde a última sexta-feira, 148 novos casos de gripe suína no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde.

Desses novos casos, 55 foram registrados em São Paulo, 17 no Rio de Janeiro, 17 na Bahia, 13 no Paraná, 8 em Minas Gerais, 8 em Pernambuco, 6 no Rio Grande do Sul, 5 no Distrito Federal, 5 no Pará, 4 no Rio Grande do Norte, 3 em Santa Catarina, 2 em Alagoas, 2 em Roraima, 1 no Maranhão, 1 no Mato Grosso e 1 no Piauí.

Com os novos casos, o Ministério da Saúde registra um total de 1.175 casos confirmados da doença desde os primeiros registros da infecção no país, no dia 8 de maio.

Além dos 1.175 casos confirmados, o Ministério também acompanha os 3.926 casos suspeitos de gripe suína no país, cujas amostras com secreções respiratórias ainda estão em análise laboratorial. Outras 1.837 suspeitas foram descartadas pelo Ministério.

Em torno de 55% desses casos foram pessoas que se infectaram no exterior (principalmente na Argentina, Estados Unidos e Chile), enquanto outros 28% foram contaminados dentro do território nacional e o resto permanece sob investigação.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), desde seu último relatório ocorreram 119.344 novos casos da gripe suína no mundo, divididos em 122 países. O número de óbitos chegou a 591.

O Ministério também declarou em nota para a imprensa que, a partir dessa semana, o boletim da doença será publicado semanalmente, às quartas-feiras, tendo como base as informações do Sistema de Informações de Agravos de Notificação (SINAN), registradas pelas Secretarias de Saúde dos Estados, Municípios e do Distrito Federal.