ASSINE
search button

Lançada no Rio nova campanha de doação de medula óssea

Compartilhar

JB Online

RIO DE JANEIRO - Com o objetivo de aumentar o cadastro de doadores voluntários de medula óssea, o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Hemorio, o laboratório da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), o laboratório JRM Investigações Imunológicas e o Botafogo Praia Shopping promovem uma campanha de doação dentro do shopping, nos dias 10 e 11 (sexta e sábado).

O objetivo da campanha é convidar clientes e funcionários a integrar o cadastro do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea, o Redome. O evento ocorre logo depois de esse cadastro ter atingido a expressiva marca de 1 milhão de doadores, fazendo com que o Brasil tenha o terceiro maior registro de doadores do mundo. Ainda assim é importante aumentá-lo cerca de mil pacientes aguardam por um doador compatível.

A apresentadora Cynthia Howlett e o judoca Flávio Canto estão apoiando a iniciativa. Na ocasião, Howlett, que já faz parte do Redome, vai comparecer ao shopping para ajudar na mobilização. A meta, segundo a coordenação de Campanhas Externas de Candidatos para Doação de Medula Óssea no Rio de Janeiro, é obter 1.500 amostras de sangue.

Esclarecimento

Ao aceitar ser um doador, a pessoa passa por um procedimento rotineiro de coleta de sangue. A doação da medula, que também é um procedimento considerado simples, só é feita se houver compatibilidade entre o doador e algum dos pacientes que aguardam pelo transplante.

- A parceria entre as instituições é fundamental para que o Brasil consiga aumentar cada vez mais o registro de doadores de medula óssea - afirma Luis Fernando Bouzas, diretor do Centro de Transplante de Medula Óssea do INCA.

Regina Lacerda, do Hemorio, explica que qualquer pessoa com idade entre 18 e 55 anos, que esteja em bom estado de saúde, pode participar da campanha . Antes do cadastro, um vídeo informativo sobre o processo de doação de medula óssea será veiculado aos interessados em ajudar.

A gerente de Marketing do Botafogo Praia Shopping, Sandra Lima, afirma que o objetivo é aproveitar o fluxo de cerca de 30 mil clientes, que transitam pelo shopping diariamente.

- É nossa função estimular a cidadania - afirma.

A iniciativa também vai contar com o apoio da ONG Rio Solidário e da LAMSA concessionária da Linha Amarela.

Serviço:

Cadastramento de candidatos a doadores voluntários de medula óssea.

Dias 10 e 11 de julho, das 12h às 18h, no Botafogo Praia Shopping.

Endereço: Praia de Botafogo, 400. Botafogo.

Tel: 3171-9872