Após 1ª morte, RS confirma 76 casos de gripe suína

Portal Terra

SÃO PAULO - O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), ligado à Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul, afirmou neste domingo que o estado tem 76 casos confirmados de gripe suína. O Rio Grande do Sul foi o primeiro a confirmar uma morte causada pela doença no país.

Segundo afirmou o secretário Osmar Terra, na tarde deste domingo, a vítima foi um caminhoneiro de 29 anos que foi infectado na Argentina e morreu na manhã deste domingo.

De acordo com o CEVS, as cidades com mais pessoas infectadas são Erechim (6), Porto Alegre (23) e São Gabriel (31). A secretaria firmou também que são monitorados 97 casos suspeitos e outros 36 foram descartados.

O Ministério da Saúde informou que os casos confirmados ocorreram nos estados de São Paulo (14), Rio de Janeiro (6), Rio Grande do Sul (5), Distrito Federal (5), Pernambuco (3), Goiás (2) e Tocantins (1). Esse número inclui os casos informados ao ministério pelos três laboratórios de referência para diagnostico da influenza - Fundação Oswaldo Cruz (RJ), Instituto Evandro Chagas (PA) e Instituto Adolfo Lutz (SP) - e pelas secretarias estaduais e municipais de Saúde pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).