Wikipedia aceitará inclusão de vídeos

Jornal do Brasil

RIO DE JANEIRO - A enciclopédia virtual Wikipedia está se preparando para permitir, em breve, que seus usuários adicionem vídeos ao conteúdo dos verbetes. A novidade foi anunciada pela Technology Review, revista do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), que acrescenta que a nova ferramenta já deve estar no ar daqui a dois ou três meses.

Uma das principais referências quando o assunto é o conceito wiki , a enciclopédia vem sendo criada e atualizada pelos próprios internautas. O objetivo da organização por detrás da Wikipedia é revolucionar o popular site, e animar os realizadores de vídeos a permitir a sua reprodução em sites de grande visibilidade.

Qualquer pessoa que estiver editando um dos artigos da enciclopédia encontrará na página um botão, Add media . Ao clicar sobre ele, se abrirá uma interface que permite a busca do material audiovisual. A questão é que, por enquanto, os internautas só poderão pesquisar os vídeos em uma série muito limitada de repositórios digitais, que guardam esse tipo de material livre de direitos.

Abertura

Mas a Wikipedia pretende, mais tarde, oferecer formas para que os usuários pesquisem e importem vídeos em toda a web. Ela também tem planos de fornecer ferramentas para que eles possam editar, adicionar e reorganizar os clipes no próprio site Wikipedia, tal como é possível hoje com o texto.

Por enquanto, os usuários poderão usar material do Internet Archive, que detém cerca de 200 mil vídeos, incluindo documentários, entrevistas e curiosidades. Outra fonte é a Wikimedia Commons, um banco de dados com mais de 4 milhões de produtos multimídia, incluindo muitos vídeos, mantido pela Wikimedia Foundation, que também criou a Wikipedia. A terceira fonte é a Metavid, que guarda discursos e palestras realizadas no Congresso americano.

Permitir às pessoas selecionar seus vídeos, editá-los, comentá-los e melhorá-los, da mesma forma como têm feito com os textos da enciclopédia, é realmente notável, e irá criar uma representação audiovisual de nosso mundo que se tornará rapidamente definitiva e colaborativa como é a Wikipedia no mundo textual comemorou, em declaração à Technology Review, Peter Kaufman, produtor executivo da Intelligent Television, uma empresa de Nova York que trabalha com com instituições culturais e educacionais, ajudando-as a colocar na web os seus trabalhos. Isto pode ser como o Santo Graal.